FERTINAGRO PARTICIPA NO PROJECTO BIOSCHAMP, UM SUBSTRATO BIOESTIMULANTE E ALTERNATIVO PARA A INDÚSTRIA DE COGUMELOS NA EUROPA

 Imagem4.png

 

 

 

BIOSCHAMP oferece uma solução integrada para lutar contra os restos das culturas do cogumelo: um substrato sustentável alternativo e bioestimulante para a cultura de cogumelos, o qual reduzirá a dependência e o uso de pesticidas e contribuirá para melhorar a produtividade, a sustentabilidade e a rentabilidade do sector do cogumelo europeu.

 A indústria dos cogumelos desempenha um papel fundamental no sector agro-alimentar da União Europeia. Nutricionalmente, fornece alternativas vegetais às proteínas animais e é uma fonte de vitamina D e selénio. Economicamente, está avaliado em 33,7 mil milhões de euros (2017) e as projeções indicam que atingirá cerca de 66,8 mil milhões de euros em 2026 (CARG +7,9%).

O cogumelo é uma cultura única, com requisitos agronómicos particulares e alta sensibilidade a agentes patogénicos fúngicos, que causam grandes perdas aos produtores. Embora historicamente os fungicidas químicos (pesticidas) tenham sido utilizados para combater estes agentes patogénicos, as limitações regulamentares sobre a utilização de pesticidas e a crescente consciencialização dos consumidores estão agora a exigir o desenvolvimento de soluções alternativas.

Hoje inicia-se um novo projecto que visa responder a estas novas necessidades. A BIOSCHAMP oferece uma solução integrada para combater os desafios da cultura de cogumelos: um substrato alternativo sustentável e bioestimulante para a cultura, que reduzirá a dependência e utilização de pesticidas e contribuirá para melhorar a produtividade, sustentabilidade e rentabilidade do sector europeu dos cogumelos.

BIOSCHAMP é uma iniciativa internacional com a duração de 3,5 anos, com início a 1 de Outubro (2020) e continuação até Abril de 2024. A Associação Profissional de Produtores de Substratos e Fungos de Rioja, Navarra e Aragão (ASOCHAMP-CTICH), coordenadora deste projecto, conta com a participação de 12 parceiros de 6 países: ASOCHAMP-CTICH (Coordenador, ES), Inagro vzw (BE), Stichting Wageningen Research (NL), CSIC (ES), Fertinagro Biotech (ES), Ekofungi (RS), Innovarum (ES), EUROCHAMP (ES), Kekkilä-BVB (NL), NF Fibre B.V. (NL), Uprawa Grzybów Łukasz Kiwała (PL) e Universidade de Oxford (UK).

No total, o projecto junta 5 Centros de Tecnologia de Investigação, 3 grandes empresas e 4 PMEs.

O projeto BIOSCHAMP é financiado pelo Programa Horizonte 2020 da Comissão Europeia ao abrigo do tema SFS-04-2019-2020 - Abordagens sanitárias integradas e alternativas à utilização de pesticidas (Acordo de subvenção nº 101000651) e tem um orçamento global de  4,2 milhões de euros.

Imagem5.png

Imagem1.png